FOTOS E ARTIGOS



FOTOS DO ARTISTA


Renato de Almeida



Renato de Almeida pintando



Renato de Almeida em inauguração de exposição



Renato de Almeida em inauguração de exposição



Renato de Almeida 



Renato de Almeida em inauguração de sua exposição com a presença dos pintores e amigos Dnar Rocha e Renato Stehling



Casamento de Renato de Almeida e Ophelia Monterisi



 Renato de Almeida com os filhos Renato e Roberto



Renato de Almeida com as filhas Denise e Angela em abertura de exposição



Renato de Almeida e Ophelia em abertura de exposição


Renato de Almeida em Veneza



Renato de Almeida em Paris


REPORTAGENS  SOBRE O ARTISTA












































































 




























































PORTIFÓLIO




OUTROS











COMENTÁRIOS:


A pintura de RENATO DE ALMEIDA não comporta preocupações inovadoras, porque ele mesmo não tem interesse em inventar uma qualidade nova. Pinta o que quer e como quer. Abandona aos outros os sucessos da moda, situa-se dentro de suas próprias comunicações estéticas. Renato tem marcado interesse pelos problemas de luz e, como decorrência disso, o seu tom local é o tom da paisagem batida pelo sol. Aí nessa paisagem impressionística, de pinceladas marcadas e fortes, é que ele melhor se realiza. As massas claro-escuro são distribuídas intencionalmente, em busca daquele fim que constitui o objeto maior de suas criações.
Há em RENATO DE ALMEIDA perfeita concordância entre a posição conceitual e realização objetiva.
Perfeito acordo entre o homem, o artista e a obra realizada. Assim queremos crer deve ser observada e admirada sua obra.

EDSON MOTTA





RENATO DE ALMEIDA ama velhas casas, velhas ruas, velhas torres, velhas cidades, velhas paisagens. E, por muito amá-las, deseja que os outros também as amem. E fixa casas, ruas, torres, cidades, paisagens nas suas telas, sem nenhuma preocupação inovadora na sua missão artística. Não se considera, nem deseja ser, um inovador, um reformulador.
É simplesmente um artista que por muito amar as coisas e os seres, transforma esse amor numa doação pictórica, de qualidade ensolarada.
Seus quadros, onde a luz é uma constante nos problemas de sua atividade criadora, reafirmam sua sensibilidade que se sente mais jovem, mais rica de força e colorido, captando e fixando velhas casas, velhas ruas, velhas torres, velhas cidades, velhas paisagens.

PASCHOAL CARLOS MAGNO





Firmeza das posições e uma alma pura, sem compromissos com escolas ou tendências são as características de RENATO DE ALMEIDA em sua vida e em sua pintura.

O GLOBO





Em suas telas sente-se que atingiu um grau de perfeição que o coloca ao lado dos melhores.

ANIBAL MATTOS





Pinta como sente, pincel, espátulas, tintas, usa-as, não porque a conveniência da distribuição das massas e da cor sejam impostas por regras, mas porque ele, com seu sentimento próprio, é o avaliador de tal conveniência.

JOSÉ CLEMENTI




A força expressiva de seus quadros deve-se, principalmente, à necessidade interior muito grande de o pintor comunicar-nos também aquilo que o emocionou.
REVISTA MANCHETE


Excelente pintor brasileño y alma de musico.
GUIDO SANTÓRSOLA





























Comentários

Postagens mais visitadas